Boas pessoal, meu primeiro post no blog e resolvi fazer uma introdução sobre o que é e como utilizar o Objeto Canvas.
Apesar de ter varias citaçoes sobre canvas na internet, nao achei nenhuma que aborde de forma clara o que seja, em sua maioria, são código ja utilizando a propriedade (ou Objeto) para algum tipo de resultado gráfico.
Na verdade a classe TCanvas é um encapsulamento de controles graficos que possui propriedades e metodos que permitem desenhar linhas, graficos, textos, acessar caracteristicas de uma imagem, e acesso ao Windows GDI(Dispositivo de interface grafica), permitindo assim que aplicações possam exibir graficos e textos tanto na tela como na impressora.
Bom, e qual a aplicação real do Canvas?
Durante o desenvolvimento de um projeto qualquer, utilzamos os componentes padrões do IDE como Buttons, edits, toolbars, forms, etc, estes componentes ja tem uma aparencia padrão herdada do Sistema Operacional, e as vezes esta parencia é uma pouco desagradável qua fogem um pouco da interface da Aplicação.
Podemos utilizar entao a propriedade Canvas de alguns desses componentes ou entao instanciar o Objeto Tcanvas para desenhar uma nova aparencia para os controles, um exemplo disso são os componentes Skins.
Outra possibilidade e talvez uma das mais utilizadas é de se poder desenhar gráficos e textos nas areas dos componentes e até mesmo poder acessar suas caracteristicas.
Se utilizarmos a propriedade canvas do form por exemplo, poderemos desenhar linhas, formas(retangulos, circulos, etc), imagens na area do form, se for um TImage, o procedimento sera praticamente o mesmo.
Exemplos:
//Escrevendo um texto no form utilizando canvas:
Form1.canvas.TextOut(10,10,'Isto é um teste');
//Desenhando uma linha
form1.canvas.LineTo(10,50);
//Desenhar uma figura na área do form, que esteja em um TImage:
form1.canvas.StretchDraw(form1.ClientRect,image1.Picture.Graphic);
Podemos trabalhar com o canvas para varias finalidades que necessitem de gráficos desde desenhar uma figura em uma determinada área até plotagem de gráficos de funçoes matematicas.
Bom é isso, espero que este texto possa ser util para seu aprendizado.
Um abraço
NewZeek
Pesquise no Blog
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Canvas - O que é?
Postado por
Eduardo [ NewZeek ]
às
11:03
Marcadores: Iniciantes, Propriedades, Recursos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Post simples e esclarecedor.Realmente pra um iniciante em trabalhos gráficos é artigo válido.Só há apenas um problema,corrija a ortografia da palavra possui,você escreveu possue,uma palavra que é inexistente.Abraço e sucesso
Corrigido!
Obrigado Flea.
Interessante. O Canvas do Delphi permite implementacoes a ponto de ser utilizada na cricao de jogos?
Franklin, só se for jogos 2D. Mas dá sim. No baixaki tem alguns legais que foram feitos no Delphi.Tem também alguns pacotes proprietários que permitiriam ao Delphi exibição de imagens 3D. Mas esses p/ 3D são proprietários....
Uma vez fiz um programa Delphi que 'conversava' com VRML (uma linguagem 3D simples, só para desenhar cubos, cones, esferas).
Postar um comentário