Pesquise no Blog

 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Trabalhando com TO-DO Lists.

Olá, esse é o meu 1º artigo, de muitos, aqui no UD e vou começar escrevendo sobre um recurso que muitas IDE’s oferecem mas, na maioria das vezes, não são utilizadas da forma correta, no delphi esse recurso é chamado de TO-DO LIST.

Neste artigo eu utilizo o BDS 2007, mas a utilização do TO-DO LIST é idêntica na grande maioria das versões.

Vamos começar?

1º) Visualizando o to-do list.

Vá em View/To – do List (Ver figura abaixo)

O to do list poderá ser visualizado na parte de baixo de seu delphi:

2º) Como e quando preencher o to do list:

Imagine a seguinte situação: Você está desenvolvendo uma tela muito complexa, está no fim do expediente de uma sexta feira e precisa garantir que vai chegar na segunda e se lembrar do quê você precisa fazer.

Esta é uma situação muito comum, e é nessas horas que muitos desenvolvedores utilizam papeis, agendas, um arquivo no notepad ou sua própria memória. Alguns comentam o código na esperança de encontrar depois.

Acreditem, todas essas práticas não ajudarão sempre, principalmente quando muitos desenvolvedores trabalham na mesma tela e o controle de versão é mau gerenciado.

Esta é a hora de começar a utilizar o to-do list, com ele podemos dar categoria, prioridade, indicar quem criou o to do, indicar seu status ( Terminado ou pendente ) e ir até um ponto do sistema com apenas um clique.

Agora chega de conversa, vamos a parte prática.

Criando um To do :

Basta iniciar um bloco de comentário ( {}, (**) ou // ) e colocar um TODO: antes do comentário:

Ex.:

//TODO:


Repare na figura abaixo: O to do list é preenchido a medida que vc comenta seu código. Repare que existe um checkbox ao lado da descrição, clicando nele o todo passará para DONE, indicando que tarefa descrita foi concluída.

Toda vez que você precisar dar alguma manutenção em determinada parte do código, basta procurar no to do list e dar um clique na tarefa que você será levado para o ponto que você precisa.

Mas o to do list pode virar uma bagunça se você não souber organizá-lo. É muito importante definir uma categoria um dono e/ou prioridade para cada todo, assim vc poderá organizar a lista da forma que lhe for conveniente.

Para isso, basta usar algumas diretivas andes do ( : ) :

//TODO [N] -o[Nome] -c[Categoria]:[Comentario]

Onde:

> N é a prioridade;

> -o é o autor do TODO, útil para identificar quem está trabalhando em determinada parte do sistema;

> -c é a categoria do TODO.

Bem, basicamente é isso. Espero que este artigo te ajude a gastar suas horas fazendo o quê realmente interessa: Desenvolver.

Aguarde mais artigos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, fiquei muito interessado, mas no meu Delphi 7 não encontrei!! Será que está escondido, como grande parte das coisas legais?

Ah, sugestão: vocês poderiam postar algo sobre debug! Creio que seja um tema que interessa a muitos!